IC16.07 – Projeção de safra – Soja – julho 2016


 

PROJEÇÃO DE SAFRA 2015/16

No último acompanhamento da safra 2015/16, a Céleres® revisou para baixo a previsão de produção da atual temporada. Mantido o aumento da área de 3,5% em relação à safra passada, a queda da produtividade, sobretudo no MATOPIBA e Norte do Mato Grosso, em cerca de 3%, deverá limitar a produção brasileira de soja em 97,7 milhões t em 2015/16.
No entanto, é válido apontar que, apesar das frustrações regionais de safra, a temporada atual deverá ter uma safra levemente maior que a do ano passado (0,3% em relação a 2014/15). Isso se deve ao fato de regiões representativas na produção de soja no Brasil terem se recuperado nesta temporada, como em GO, MG e SP, além das produtividades elevadas no Sul do país.

O cenário de restrição de oferta já vem se expressando pela sustentação dos preços no mercado interno, mesmo com as sucessivas quedas no patamar cambial na última quinzena de junho/16.
A expectativa de baixos estoques em 2015/16 e as exportações elevadas do grão e dos seus derivados contribuem para que os preços internos continuem elevados durante o segundo semestre do ano, mesmo com a desaceleração dos embarques de soja e com a queda do dólar. As indústrias nacionais deverão continuar agressivas para obter o grão, podendo até antecipar o descolamento dos preços internos das cotações internacionais, como já vem acontecendo em algumas regiões.

Além das informações e dados contidos nesse informativo, a Céleres dispõe de um robusto banco de dados, contendo as principais informações do agronegócio detalhadas por estados e regiões, tais como preços diários de commodities agrícolas desde 1998, balanço de oferta e demanda mensal dos principais mercados agrícolas no Brasil, desde a safra 1996/97, acompanhamento semanal da evolução de safra de milho e soja desde a safra 2000/01 e muito mais.
Caso precise de informações mais detalhadas, entre em contato conosco que teremos o maior prazer em lhe atender.

 

 

Copyright © Céleres 2016 Todos os direitos reservados.
Toda a informação contida neste documento é de propriedade intelectual da
© Céleres – your agribusiness intelligence


DEPARTAMENTO DE PESQUISA

 

Cecília Fialho
cfialho@celeres.com.br
Enilson Nogueira
enogueira@celeres.com.br
Erickson Oliveira
eoliveira@celeres.com.br
Giovanna Dias
gdias@celeres.com.br
Jorge Attie
jattie@celeres.com.br
Juliano Cunha
jcunha@celeres.com.br
Vinícius Paiva
vpaiva@celeres.com.br

EDITOR CHEFE

Anderson Galvão
agalvao@celeres.com.br

logo-celeres-sem-slogan
your agribusiness intelligence

Av. Nicomedes Alves dos Santos, 1205 | Sala 208 Uberlândia, Minas Gerais – 38.411-106



Copyright © Céleres 2016 Todos os direitos reservados.
Toda a informação contida neste documento é de propriedade intelectual da © Céleres – your agribusiness intelligence