IC16.11 – Projeção de safra – Soja – novembro 2016


 

PROJEÇÃO DE SAFRA 2016/17

A Céleres®, no 4o levantamento da safra 2016/17, aponta a área plantada com soja no país em 33,8 milhões ha, incremento de 2,6% em relação à safra anterior. No entanto, o avanço de superfície nesta temporada deverá ser marginal, sendo inclusive, sendo menor que os aumentos de área observados em safras anteriores.
Isso ocorre em razão (1) do cenário de valorização do Real, que deprime os preços internos, (2) da competitividade com a cultura do milho, sobretudo na região Sul do Brasil. e (3) dos altos custos de abertura de área, em meio à restrição de crédito no país.
No diz que respeito à produtividade, a metodologia Céleres® indica um rendimento médio de 3,0 t/ha nas lavouras brasileiras, aumento de 2,6% em relação à safra 2015/16.
A produção de soja na temporada 2016/17 deverá alcançar 102,9 milhões t, aumento de 6% em relação à safra passada. A julgar pelo desenvolvimento bastante favorável da safra até o momento, é possível que as produtividades em 2016/17 sejam ainda maiores, concretizando uma safra recorde
Já sobre a safra 2016/17, a Céleres® estima que 51% havia sido semeada no país até dia 04/11, 11 pontos percentuais maior que a safra anterior.
Chama a atenção o alto percentual plantado no Mato Grosso (80%), o que nos leva a crer que a colheita deve ocorrer mais cedo que o esperado e que haja adiantamento das entregas e das exportações da oleaginosa já em meados de janeiro/17.

 

Além das informações e dados contidos nesse informativo, a Céleres dispõe de um robusto banco de dados, contendo as principais informações do agronegócio detalhadas por estados e regiões, tais como preços diários de commodities agrícolas desde 1998, balanço de oferta e demanda mensal dos principais mercados agrícolas no Brasil, desde a safra 1996/97, acompanhamento semanal da evolução de safra de milho e soja desde a safra 2000/01 e muito mais.
Caso precise de informações mais detalhadas, entre em contato conosco que teremos o maior prazer em lhe atender.

 

 

Copyright © Céleres 2016 Todos os direitos reservados.
Toda a informação contida neste documento é de propriedade intelectual da
© Céleres – your agribusiness intelligence


DEPARTAMENTO DE PESQUISA

 

Cecília Fialho
cfialho@celeres.com.br
Enilson Nogueira
enogueira@celeres.com.br
Erickson Oliveira
eoliveira@celeres.com.br
Giovanna Dias
gdias@celeres.com.br
Jorge Attie
jattie@celeres.com.br
Juliano Cunha
jcunha@celeres.com.br
Vinícius Paiva
vpaiva@celeres.com.br

EDITOR CHEFE

Anderson Galvão
agalvao@celeres.com.br

logo-celeres-sem-slogan
your agribusiness intelligence

Av. Nicomedes Alves dos Santos, 1205 | Sala 208 Uberlândia, Minas Gerais – 38.411-106



Copyright © Céleres 2016 Todos os direitos reservados.
Toda a informação contida neste documento é de propriedade intelectual da © Céleres – your agribusiness intelligence