IC17.03 – Projeção de safra – Milho – março 2017


PROJEÇÃO DE SAFRA 2016/17

Para a primeira safra, o milho manteve o avanço expressivo de 12,7% na área, devendo chegar a 6,4 milhões ha nesta temporada. A produtividade média nacional do milho verão deverá ser de 5,27 t/ha em 2015/16, 3,9% maior que na safra passada, contanto com melhora no cenário produtivo dos estados do Sul e Goiás.
A projeção da safra de verão, desta forma, é de 33,7 milhões t, queda de 17,1% comparado à safra 2015/16.
Para a segunda safra de milho, as expectativas continuam positivas. Segundo os levantamentos da Céleres®, a safra deverá crescer 8,4% em relação à temporada passada, alcançando 11,3 milhões ha em 2016/17.

 

RENTABILIDADE DA SAFRA 2016/17

Na segunda análise de rentabilidade para a safra verão de milho 2016/17, a Céleres® projeta margens operacionais menores que na última estimativa, porém, ainda bastante elevadas se comparada com anos anteriores e com culturas substitutas no verão, como a soja.
A perspectiva de elevação da produção da safra de verão manteve a tendência de queda dos preços no mercado interno, o que acabou pressionando parte das margens do produtor brasileiro já no primeiro semestre.
Para a safra de inverno, a projeção de rentabilidade operacional, apesar de estreitas, também é positiva. A margem média estimada é de R$ 392/ha, o que representa 25,4% sobre o faturamento.
Neste cenário, a Céleres® entende que não é momento de avançar sobre áreas de baixa produtividade, uma vez que o resultado pode ser bastante arriscado ao produtor.

milhoinverno_rent1617-2 milhoverão_rent1617-2

Além das informações e dados contidos nesse informativo, a Céleres dispõe de um robusto banco de dados, contendo as principais informações do agronegócio detalhadas por estados e regiões, tais como preços diários de commodities agrícolas desde 1998, balanço de oferta e demanda mensal dos principais mercados agrícolas no Brasil, desde a safra 1996/97, acompanhamento semanal da evolução de safra de milho e soja desde a safra 2000/01 e muito mais.
Caso precise de informações mais detalhadas, entre em contato conosco que teremos o maior prazer em lhe atender.

 

Copyright © Céleres 2017 Todos os direitos reservados. Toda a informação contida neste documento é de propriedade intelectual da © Céleres – your agribusiness intelligence



DEPARTAMENTO DE PESQUISA

Cecília Fialho
cfialho@celeres.com.br
Enilson Nogueira
enogueira@celeres.com.br
Erickson Oliveira
eoliveira@celeres.com.br
Giovanna Dias
gdias@celeres.com.br
Jorge Attie
jattie@celeres.com.br
Juliano Cunha
jcunha@celeres.com.br
Vinícius Paiva
vpaiva@celeres.com.br

EDITOR CHEFE

Anderson Galvão
agalvao@celeres.com.br

logo-celeres-sem-slogan
your agribusiness intelligence

Av. Nicomedes Alves dos Santos, 1205 | Sala 208 Uberlândia, Minas Gerais – 38.411-106


Copyright © Céleres 2017 Todos os direitos reservados. Toda a informação contida neste documento é de propriedade intelectual da © Céleres – your agribusiness intelligence