IC17.04 – Projeção de safra – Soja – Abril 2017


PROJEÇÃO DE SAFRA 2016/17

No nono acompanhamento da safra 2016/17, a Céleres® revisa positivamente a produção de soja para 113,8 milhões t, considerável aumento de 17% em relação à temporada passada, reafirmando a atual safra como recorde no país.
Os níveis elevados de produtividade no país foram resultantes do clima bastante favorável desde o início do plantio no ano passado e do aparente aumento do nível tecnológico no campo, mesmo diante de um cenário mais restrito de crédito no começo da temporada.
Tal cenário permitiu que o pacote tecnológico atual alcançasse boa parte do potencial esperado e consolidasse a safra 2016/17 como a de maior produtividade histórica, 7,7% maior que em 2010/11, a maior já registrada no país.

 

ANÁLISE DE RETENÇÃO DA SAFRA 2016/17

Diante do ritmo lento da comercialização nas últimas semanas e do preocupante cenário esperado de preços no país, a Céleres® realizou uma análise da viabilidade de armazenagem para o produtor nacional (Figura 04).
Tendo como referência Rondonópolis (MT) e considerando a paridade de exportação, bem como os custos de armazenagem e de oportunidade, a análise apresenta dois cenários de tempo distintos: até maio/17, o mercado (linha verde) mostra-se favorável à venda imediata, uma vez que os custos para armazenar são maiores que os valores oferecidos atualmente.
Já a partir de maio/17, a relação se inverte, favorecendo o armazenamento, porém, ainda próxima ao custo de armazenagem, o que mostra que o produtor teria pouco a ganhar estocando o grão, principalmente, se considerarmos as expectativas baixistas dos preços para o restante do ano.
Vale considerar que, se a safra norte-americana ocorrer dentro do normal, as chances de os preços de mercado ficarem abaixo dos custos de armazenamento no segundo semestre são grandes, o que indica para comercialização no curto prazo.

 

PROJEÇÃO DE SAFRA 2017/18 NOS EUA

Para o médio e longo prazo, a primeira intenção de plantio do USDA indicou para aumento de 7,5% na área a ser cultivada com grão nos EUA, devendo alcançar o recorde de 36,2 milhões ha, reforçando que os preços nos EUA ainda estão mais favoráveis para soja do que para outras culturas, como milho e trigo.
A partir das primeiras intenções de área para 2017/18, a Céleres® atualizou o quadro de Oferta e Demanda nos EUA. Considerando o crescimento de área acima e a tendência de produtividade na última década, a estimativa de produção de soja nos Estados Unidos em 2017/18 deverá ser de 117 milhões t, praticamente estável em relação à safra cheia do ano passado.
Desta forma, os estoques finais norte-americanos deverão aumentar para 13,8 milhões t, crescimento de 17% em relação à safra passada. Isso colocará a relação estoque/consumo no maior nível desde a safra 2006/07, mantendo cenário fundamental ainda mais baixista para os preços em Chicago. Portanto, de modo geral, visualizamos uma combinação de cenário interno e externo bastante pressionado durante o restante de 2017.

 

Além das informações e dados contidos nesse informativo, a Céleres dispõe de um robusto banco de dados, contendo as principais informações do agronegócio detalhadas por estados e regiões, tais como preços diários de commodities agrícolas desde 1998, balanço de oferta e demanda mensal dos principais mercados agrícolas no Brasil, desde a safra 1996/97, acompanhamento semanal da evolução de safra de milho e soja desde a safra 2000/01 e muito mais.
Caso precise de informações mais detalhadas, entre em contato conosco que teremos o maior prazer em lhe atender.

Copyright © Céleres 2017 Todos os direitos reservados.
Toda a informação contida neste documento é de propriedade intelectual da
© Céleres – your agribusiness intelligence


DEPARTAMENTO DE PESQUISA

Enilson Nogueira
enogueira@celeres.com.br
Erickson Oliveira
eoliveira@celeres.com.br
Giovanna Dias
gdias@celeres.com.br
Jorge Attie
jattie@celeres.com.br
Juliano Cunha
jcunha@celeres.com.br
Vinícius Paiva
vpaiva@celeres.com.br

EDITOR CHEFE

Anderson Galvão
agalvao@celeres.com.br

logo-celeres-sem-slogan
your agribusiness intelligence

Av. Nicomedes Alves dos Santos, 1205 | Sala 208 Uberlândia, Minas Gerais – 38.411-106



Copyright © Céleres 2017 Todos os direitos reservados.
Toda a informação contida neste documento é de propriedade intelectual da © Céleres – your agribusiness intelligence