IC17.09 – Projeção de safra – Soja – setembro 2017


PROJEÇÃO DE SAFRA 2017/18

No 2º Acompanhamento da Safra 2017/18, a Céleres® mantém as projeções de área, produtividade e produção para soja.
A área a ser semeada nos próximos meses deverá ser 34,5 milhões ha, aumento de 1,9% em relação à safra passada. Parte deste aumento se dará pela migração de áreas para a soja, sobretudo na região Sudeste e Sul do país, uma vez que sua margem operacional, mesmo apresentado piora, ainda é melhor do que culturas concorrentes, como o milho verão.
Adicionalmente, os preços para o contrato março/18 estão em níveis remuneradores melhores, motivando avanços maiores na área plantada em 2017/18. No entanto, a Céleres® alerta que há uma expectativa considerável de apreciação do Real para o restante de 2017 e 2018, o que, considerando a trajetória baixista dos preços internacionais, poderá propiciar preços ainda menores na safra atual.
Devemos caminhar para uma nova safra de preços internos baixos, aumentando a preocupação com o planejamento, sobretudo, para as áreas com baixa produtividade.

PROJEÇÕES PARA A SAFRA NORTE-AMERICANA 2017/18

A grande expectativa do mercado internacional de soja é por uma definição do tamanho real da safra norte-americana em 2017/18. Por esta razão, a Céleres® atualizou suas estimativas para a safra nos EUA.
Diante das condições de lavouras em níveis piores que nas últimas temporadas, o rendimento norte-americano não deverá alcançar os bons níveis de produtividade da safra anterior.
A projeção da Céleres® indica uma estimativa mais conservadora de 48,3 bu/acre (3,25 t/ha), queda de cerca de 7% ante a safra anterior, compensando o avanço de área.
Atualmente, o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) estima uma produtividade de 49,4 bu/acre (3,32 t/ha) para 2017/18.
De modo geral, prevê-se que a colheita norte-americana não deverá representar uma safra cheia, porém, longe de ter uma quebra expressiva, como havia sido especulado anteriormente.
A Céleres® mantém a perspectiva de estável a baixista para as cotações internacionais da oleaginosa, pressionadas por excedentes consideráveis de soja no mundo.

Além das informações e dados contidos nesse informativo, a Céleres dispõe de um robusto banco de dados, contendo as principais informações do agronegócio detalhadas por estados e regiões, tais como preços diários de commodities agrícolas desde 1998, balanço de oferta e demanda mensal dos principais mercados agrícolas no Brasil, desde a safra 1996/97, acompanhamento semanal da evolução de safra de milho e soja desde a safra 2000/01 e muito mais.
Caso precise de informações mais detalhadas, entre em contato conosco que teremos o maior prazer em lhe atender.

Copyright © Céleres 2017 Todos os direitos reservados.
Toda a informação contida neste documento é de propriedade intelectual da
© Céleres – your agribusiness intelligence


DEPARTAMENTO DE PESQUISA

Enilson Nogueira
enogueira@celeres.com.br
Eliezer Narciso
enarciso@celeres.com.br
Erickson Oliveira
eoliveira@celeres.com.br
Giovanna Dias
gdias@celeres.com.br
Jorge Attie
jattie@celeres.com.br
Juliano Cunha
jcunha@celeres.com.br
Lourenço Teixeira
lteixeira@celeres.com.br
Vinícius Paiva
vpaiva@celeres.com.br

EDITOR CHEFE

Anderson Galvão
agalvao@celeres.com.br

logo-celeres-sem-slogan
your agribusiness intelligence

Av. Nicomedes Alves dos Santos, 1205 | Sala 208 Uberlândia, Minas Gerais – 38.411-106



Copyright © Céleres 2017 Todos os direitos reservados.
Toda a informação contida neste documento é de propriedade intelectual da © Céleres – your agribusiness intelligence