IC17.10 – Projeção de safra – Soja – outubro 2017


PROJEÇÃO DE SAFRA 2017/18

A área a ser semeada deverá alcançar 34,7 milhões ha, aumento de 210 mil ha (0,6%) em relação ao último levantamento e 2,5% maiores que a temporada anterior (850 mil ha).
Esta deverá ser a 12ª temporada de aumento consecutivo na área de soja no país. No entanto, diferentemente dos últimos anos, as regiões de maior expansão estarão localizadas no Centro-Sul (+ 580 mil ha em relação a 2016/17), devido à forte migração da área de milho verão para soja. As chamadas regiões de fronteira deverão ser responsáveis por 270 mil ha de incremento na próxima temporada.
Até o momento, a produtividade projetada para 2017/18 ainda é baseada nos patamares históricos dos últimos 15 anos e está estimada em 3,16 t/ha, 6% menor na comparação com o ciclo passado. Alterações no rendimento das lavouras deverão ocorrer nos informativos posteriores, quando haverá indicações mais consistentes do potencial produtivo da safra brasileira.
A semeadura segue limitada pela insuficiência de chuvas e de umidade no solo na maior parte do Centro-Oeste. Muitos produtores esperam maiores níveis de chuvas para começar ou dar andamento às atividades. -A Céleres® estima que 5% da área da próxima safra será plantada até dia 06/10, ante a 10% na safra passada.
A expectativa é que as chuvas tenham maior intensidade no decorrer de outubro/17, contudo, direcionadas para a região sul. Neste cenário, é provável que o plantio fique concentrado em períodos menores de tempo.
A revisão positiva da área plantada aumentou levemente a expectativa da produção nacional. A projeção para a temporada 2017/18 é de 109,8 milhões t, aumento de 0,6% em relação à última estimativa, porém, queda de 3,5% em relação à 2016/17.

Além das informações e dados contidos nesse informativo, a Céleres dispõe de um robusto banco de dados, contendo as principais informações do agronegócio detalhadas por estados e regiões, tais como preços diários de commodities agrícolas desde 1998, balanço de oferta e demanda mensal dos principais mercados agrícolas no Brasil, desde a safra 1996/97, acompanhamento semanal da evolução de safra de milho e soja desde a safra 2000/01 e muito mais.
Caso precise de informações mais detalhadas, entre em contato conosco que teremos o maior prazer em lhe atender.

Copyright © Céleres 2017 Todos os direitos reservados.
Toda a informação contida neste documento é de propriedade intelectual da
© Céleres – your agribusiness intelligence


DEPARTAMENTO DE PESQUISA

Enilson Nogueira
enogueira@celeres.com.br
Eliezer Narciso
enarciso@celeres.com.br
Erickson Oliveira
eoliveira@celeres.com.br
Giovanna Dias
gdias@celeres.com.br
Jorge Attie
jattie@celeres.com.br
Juliano Cunha
jcunha@celeres.com.br
Sophia Hermes
shermes@celeres.com.br
Vinícius Paiva
vpaiva@celeres.com.br

EDITOR CHEFE

Anderson Galvão
agalvao@celeres.com.br

logo-celeres-sem-slogan
your agribusiness intelligence

Av. Nicomedes Alves dos Santos, 1205 | Sala 208 Uberlândia, Minas Gerais – 38.411-106



Copyright © Céleres 2017 Todos os direitos reservados.
Toda a informação contida neste documento é de propriedade intelectual da © Céleres – your agribusiness intelligence