IC18.02 – Projeção de safra – Soja – fevereiro 2018


PROJEÇÃO DE SAFRA 2017/18

Apesar do começo conturbado no plantio da safra de soja no Brasil, os bons níveis de chuvas observados desde novembro/17 em praticamente todas as regiões produtoras do país indicam mais uma safra cheia em 2017/18.
As estimativas da Céleres® apontam a produção de soja em 111,9 milhões t, volume muito próximo do recorde de 114 milhões t observado na safra passada.
Até então, a produtividade média esperada para a safra brasileira é de 3,22 t/ha, 2% maior que o projetado no começo da temporada.
Como destaques positivos, observa-se a manutenção dos altos rendimentos das lavouras do centro-oeste, em especial do Mato Grosso, e a sustentação dos níveis produtivos no nordeste. Inclusive, pode-se esperar um adicional de produção no MATOPIBA em função da manutenção de condições favoráveis neste começo de ano, fundamental para a fase de enchimento de grãos.

Mesmo tímida, a colheita começa a ganhar velocidade em vários estados do país. Segundo levantamento da Céleres®, 5% da área de soja já foi colhida até dia 02/02.

ANÁLISE DE RENTABILIDADE DA SAFRA 2017/18

A manutenção de bons níveis de produtividade e a sustentação dos preços em Chicago e dos prêmios nos portos brasileiros contribuirão para a continuação de margens positivas para os sojicultores brasileiros em 2017/18.
Considerando a paridade de exportação para março/18, a produtividade média e custos diretos de produção para cada estado, a rentabilidade operacional média no país deverá ser de R$ 946/ha, o que equivale a aproximadamente 30% de margem sobre venda.
Vale lembrar que foi considerado nessa análise apenas os custos diretos de produção, como sementes, fertilizantes, defensivos, combustível e outros.
Apesar de positiva, a rentabilidade da safra atual de soja deve ser cerca de 10% menor quando comparada com a temporada passada.
Embora os preços em dólar tenham se mantido em patamares razoáveis, o câmbio vem limitando a formação de preços no mercado interno.

Além das informações e dados contidos nesse informativo, a Céleres dispõe de um robusto banco de dados, contendo as principais informações do agronegócio detalhadas por estados e regiões, tais como preços diários de commodities agrícolas desde 1998, balanço de oferta e demanda mensal dos principais mercados agrícolas no Brasil, desde a safra 1996/97, acompanhamento semanal da evolução de safra de milho e soja desde a safra 2000/01 e muito mais.
Caso precise de informações mais detalhadas, entre em contato conosco que teremos o maior prazer em lhe atender.

Copyright © Céleres 2017 Todos os direitos reservados.
Toda a informação contida neste documento é de propriedade intelectual da
© Céleres – your agribusiness intelligence


DEPARTAMENTO DE PESQUISA

Enilson Nogueira
enogueira@celeres.com.br
Eliezer Narciso
enarciso@celeres.com.br
Erickson Oliveira
eoliveira@celeres.com.br
Giovanna Dias
gdias@celeres.com.br
Juliano Cunha
jcunha@celeres.com.br
Sophia Hermes
shermes@celeres.com.br
Vinícius Paiva
vpaiva@celeres.com.br

EDITOR CHEFE

Anderson Galvão
agalvao@celeres.com.br

logo-celeres-sem-slogan
your agribusiness intelligence

Av. Nicomedes Alves dos Santos, 1205 | Sala 208 Uberlândia, Minas Gerais – 38.411-106



Copyright © Céleres 2017 Todos os direitos reservados.
Toda a informação contida neste documento é de propriedade intelectual da © Céleres – your agribusiness intelligence