IC18.06 – Projeção de safra – Soja – junho 2018


PROJEÇÃO DE SAFRA 2017/18

No 11º acompanhamento da safra 2017/18, a Céleres® alterou positivamente os números de produção para a oleaginosa. Devido ao cenário bastante favorável visto durante todo o ciclo e reafirmado com os bons indicadores de colheita, a produção total de soja na atual temporada deverá alcançar 119 milhões t, volume 4,5% maior que na temporada passada, recorde absoluto para a safra nacional.
Os rendimentos no campo foram estimados em 3,39 t/ha, 1% maior que na em 2016/17. Esta margem foi beneficiada por resultados excepcionais no Centro-Oeste e no MATOPIBA, com junção de um clima favorável e da tecnologia aplicada no campo, em especial a introduzida na semente.
Os cenários de demanda externo e interno positivos na atual temporada deverão diminuir os excedentes de mais uma safra cheia no país. Beneficiado pelo patamar cambial mais competitivo, pela forte produção nacional, pela quebra na Argentina e pelas incertezas sobre as relações comerciais EUA-China, as exportações nacionais deverão alcançar 72 milhões de toneladas, cerca de 5% maior que no ano passado.
Dados oficiais do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MIDC) indicam embarques de 35,8 milhões t até maio/18, o maior patamar histórico para o período.
Adicionalmente, os embarques de farelo de soja também estão se beneficiando com o cenário atual. Até maio/18, as exportações do derivado chegaram a 7 milhões t, 2% superior ao melhor resultado observado nos 5 primeiros meses do ano. O aumento da mistura de biodiesel no diesel também traz reflexos significativos para sustentar o esmagamento da oleaginosa.
Portanto, mesmo diante de um cenário de safra cheia no país, a demanda robusta pelo grão brasileiro, aliado à desvalorização do Real, deverá ser fatores de sustentação de preços no segundo semestre de 2018.

Além das informações e dados contidos nesse informativo, a Céleres dispõe de um robusto banco de dados, contendo as principais informações do agronegócio detalhadas por estados e regiões, tais como preços diários de commodities agrícolas desde 1998, balanço de oferta e demanda mensal dos principais mercados agrícolas no Brasil, desde a safra 1996/97, acompanhamento semanal da evolução de safra de milho e soja desde a safra 2000/01 e muito mais.
Caso precise de informações mais detalhadas, entre em contato conosco que teremos o maior prazer em lhe atender.

Copyright © Céleres 2018 Todos os direitos reservados.
Toda a informação contida neste documento é de propriedade intelectual da
© Céleres – your agribusiness intelligence


DEPARTAMENTO DE PESQUISA

Bruno Franco
bfranco@celeres.com.br
Enilson Nogueira
enogueira@celeres.com.br
Erickson Oliveira
eoliveira@celeres.com.br
Giovanna Dias
gdias@celeres.com.br
Gustavo Guimarães
gguimaraes@celeres.com.br
Juliano Cunha
jcunha@celeres.com.br
Sophia Hermes
shermes@celeres.com.br
Vinícius Paiva
vpaiva@celeres.com.br

EDITOR CHEFE
Anderson Galvão
agalvao@celeres.com.br

logo-celeres-sem-slogan
your agribusiness intelligence

Av. Nicomedes Alves dos Santos, 1205 | Sala 208 Uberlândia, Minas Gerais – 38.411-106



Copyright © Céleres 2018 Todos os direitos reservados.
Toda a informação contida neste documento é de propriedade intelectual da © Céleres – your agribusiness intelligence